• CÃES

  • GATOS

  • AVES

  • ROEDORES

  • RÉPTEIS

  • PEIXES

  • JARDIM



Saiba tudo sobre areia sanitária para gatos

          
                

Todo mundo que tem um gatinho sempre fica na dúvida sobre qual o melhor tipo de areia sanitária comprar para seus gatinhos. Tem com perfume, sem perfume, granulado fino e grosso, sílica, há quem use sal grosso misturado, farinha de mandioca e até papel picado. Ufa, depois de tantas opções, qual será a melhor?

Existem tantas marcas de areia no mercado que na hora de comprar bate aquela dúvida. Quem tem muitos gatos em casa além do preço precisa que a areia sanitária renda, que dure mais. Antes de a gente entrar propriamente no assunto, que tal um bate bola com algumas questões recorrentes?


Tira Dúvidas!


> Pode misturar sal grosso para a areia render mais?


Algumas pessoas têm muitos gatinhos e além de precisar que a areia renda, precisam abafar o cheio. Uma das soluções encontradas por muitos é misturar sal grosso na areia. Para ser sincera, eu não testei. Mas me baseando nas pesquisas que fiz, não faz bem aos gatinhos.

Quando eles acabam de fazer suas necessidades, normalmente tomam seu delicioso banho de língua e vão lamber o sal que por ventura ainda estiver nas patinhas.

Como é muito comum os gatos sofrerem de problemas renais, a longo prazo isso pode fazer muito mal.

Isso sem falar que o sal pode causar ressecamento das pantufas e causar alergias.


> Posso usar jornal picado no lugar da areia?


Não é muito indicado, pois na fabricação do jornal são usados produtos tóxicos como amônia. A amônia em contato com a urina pode causar alergia de contato nas patinhas e até formar feridas. Há quem use folhas de jornal no fundo da bandeja para ajudar na limpeza, mas a urina vai molhar a areia, passar para o jornal e o animal vai ter contato do mesmo jeito.

No entanto, já existe no mercado produtos de boa qualidade a base de fibra de celulose próprio para serem usados como granulado sanitário.


> Posso usar areia comum de construção, areia da praia ou barro?


Não é indicado. A areia sanitária que compramos nos pet shops passam por um processo de higienização e não causam danos à saúde dos nossos peludinhos. Já essa areia comum das praias e de construção podem estar contaminadas com bactérias e nosso peludinho pode ficar doente. O barro pode estar contaminado até com o fungo da esporotricose, muito cuidado. E olha que não falei que nenhum deles vai absorver o cheio nem reduzir a umidade.


> Farinha de mandioca pode ser utilizada junto da areia sanitária?


Baseada em minhas pesquisas e em muitas leitoras do nosso Facebook, não vi nada que desabone além da farinha de mandioca fina.

Existem diversos tipos de farinha de mandioca, mas as mais finas não costumam agradar. Elas podem ser aspiradas pelos pequenos e causar processos alérgicos. Além disso, dizem que ela gruda mais e não resolve muito. Já as farinhas de granulado médio e grosso são bem aceitas. Abafam o cheiro e ajudam no rendimento da areia para mamães que tem muitos filhos felinos. Há inclusive quem use apenas a farinha de mandioca sem misturar a nada.

Quanto a proporção, existem muitas receitas. Vá misturando aos poucos até chegar ao ponto que melhor te agrade. Mas sempre preste atenção, alguns felinos podem ser alérgicos, nesse caso suspenda o uso e procure seu médico veterinário de confiança.


> Pó de serragem pode ser utilizado como substituto da areia higiênica?


Isso depende. Existe no mercado ótimos granulados sanitários de madeira, esse você pode utilizar. O que você não pode é pegar serragem de qualquer lugar porque podem estar contaminadas por fungos, bactérias e até mesmo contaminadas por urina de rato. O pó muito fino, além de lama, pode causar danos à respiração do seu peludinho.

Quando o gato for enterrar suas necessidades, caso a serragem seja muito grossa, pode até entrar uma farpa na patinha do seu gatinho. Então use sim granulado sanitário de madeira, mas use um comprado em um pet shop de uma marca de sua confiança, assim seu gatinho estará seguro.


Tipos de areia sanitária


Sílica


Existem dois tipos de sílica: sílica bolinhas e sílica micro cristais.


Sílica Bolinhas:

São grãos finos e arredondados, costumam ser mais macios para as pantufas dos gatinhos. Sua durabilidade é maior do que a sílica em micro cristal. O problema é que esse formato de bolinha costuma pular para fora da caixa de areia e fazer uma certa bagunça pela casa.


Sílica em Micro cristais:

Essa sílica leva esse nome pelo seu formato, cristais bem pequeninos. Dá a impressão que vai espetar por causa das pontinhas, normalmente os gatos estranham um pouco no início da troca. Mas fique tranquilo, não machuca.

A sílica é uma ótima opção! Existe no mercado algumas que você só troca a cada 20/30 dias!

Ambas apresentações são ótimas! Retém bastante o cheiro e a umidade. Sua coloração também tem um diferencial, são brancas e azuis e quando vão perdendo seu efeito de absorção, começam a ficar amareladas. Nesse momento vai começar a juntar urina no fundo da badeja, é a hora de trocar todo o conteúdo.

O preço é um pouco salgado em relação as outras opções. Custa em média duas, as vezes três vezes mais caro que os granulados comuns. Mas existem diversas marcas, fazendo uma pesquisa legal, dá para encontrar boas opções para fazer o teste!

O bom é que com toda correria do dia a dia, facilita a vida. Quem usa garante que não troca pela areia comum, principalmente as pessoas que moram em lugares pequenos de pouca ventilação.


Granulados de argila


Sãos os mais comuns, vendidos em todos os lugares. Provavelmente foi sua primeira opção!

O xixi em contato com a argila forma torrões, o que facilita a retirada. Não gruda na patinha do gato, não espalha pela casa. A cada retirada de um torrão de urina, costuma-se colocar mais um pouco de areia. Por esse motivo muitas pessoas acreditam que o gasto é maior.

Existe também a versão perfumada. Quando a urina entra em contato com o granulado libera um perfume suave. Na verdade, mesmo sem contato com a urina já costuma ficar perfumado. Eu particularmente não gosto, acho que é porque me lembra papel higiênico perfumado. Eu tenho horror ao cheiro do papel higiênico perfumado! (Risos) Mas gosto é muito pessoal, se você gostar e seu gatinho não tiver nenhuma alergia, não tem problema!

Como temos muitas opções no mercado, os preços e a qualidade são bem variadas. Algumas vão reter melhor a urina e o odor outras podem fazer uma laminha. Umas são bem baratinhas outras nem tanto. Mais uma vez, só experimentando para você ver qual vai ser melhor para você e seu gato.


Pedrinhas


São pequenas pedras de origem mineral natural. Dura bem e retém bastante a umidade, mas não segura muito bem o odor.

O ideal é para quem vai deixar a caixa numa área externa ou bem ventilada. Outra vantagem é que não forma lama e dificilmente causa alergias. O preço costuma ser bom também.


Madeira


Já falamos por alto ali no tira dúvidas sobre a madeira e já vimos quais não devemos usar, agora vamos falar sobre as permitidas vendidas nos pet shops.

As vendidas em pet shops são pequenos granulados de madeira do tipo pinuse são biodegradáveis, ou seja, favorável ao meio ambiente. Ela tem uma boa absorção, retém bem o odor e dura bastante. O que muita gente não gosta é que precisa peneirar todo dia para retirar toda parte gasta. O bom é que não costuma causar problemas alérgicos e costuma ser barata.

Não adianta ter um gato sem querer o trabalho que vem junto com ele, isso é um fato. A questão é: “Qual dessas opções vai facilitar meu trabalho e manter meu peludinho limpinho e seguro?”

Para isso só testando mesmo, eu por exemplo gosto muito do granulado de argila. A marca que compro tem um preço que me agrada, forma os torrões que facilitam a retirada da urina e nunca causou nenhuma alergia na minha pequena. Mas até eu chegar nessa marca, passei por outras duas que não gostei.

Outra coisa que precisa estar em mente é que a caixa vai precisar ser lavada com regularidade e o espaço onde ela fica também. Muitas pessoas usam vinagre misturado a água para limpar a área onde fica a caixa de areia. Para quem tem muitos gatos, as vezes o cheiro de urina fica forte e isso é ótimo para retirar o cheiro.

As caixas de areia também precisam estar de acordo com o animal,por exemplo: você não pode ter uma caixa muito pequena para gatos grandes ou muito alta para gatos filhotes. Se ele tiver qualquer dificuldade para usar a caixa, pode não querer urinar e isso pode gerar um problema renal.

Alguns especialistas recomendam ter duas caixas de areia para cada gato, ou seja, se você tem dois gatos deve ter 4 caixas de areia. Outros especialistas recomendam a quantidade de gatos mais uma, ou seja, se você tem dois gatos deve ter 3 caixas de areia.

O importante é manter as caixas em local acessível, tranquilo e sempre limpas!



Compartilhe:

 




Visitas: 650

Fonte: http://areiadegato.blogspot.com.br/2009/03/tudo-sobre-areias-sanitarias-e-outros.html

ENTRE EM CONTATO

Ligue para nós ou faça-nos uma visita

(27) 99804-4036 (Vivo) | 99309-9393 (Claro)

(27) 99804-4036 | 99309-9393

Loja 1 - Rua Doutor Antônio Basílio, 577 - Jardim da Penha, Vitória/ES
Loja 2 - Av. Anísio Fernandes Coelho, 1060 - Jardim da Penha, Vitória/ES
Express - R. Maria Eleonora Pereira, 558 - loja 08 - Jardim da Penha, Vitória - ES, 29060-180

Horário de funcionamento das lojas:
08:00 às 19:00

CNPJ: 032.492.589/0001-89


INSTITUCIONAL



A Vila Bichos, iniciou suas atividades no ano de 1989, sendo uma das pioneiras no ramo de pet shop no estado. Comercializa rações, acessórios, medicamentos, produtos de higiene e beleza, possuindo serviços de banho e tosa e consultório veterinário. A Vila Bichos.com tem como objetivo proporcionar ao consumidor de produtos pet, conforto, agilidade,preço diferenciado praticidade e segurança para efetuar suas compras em nossa loja virtual.



Site atualizado há 3 dias, 8 horas e 41 minutos.  1097 Visitantes on-line neste momento    


Formas de Pagamento:



  Este site possui alta segurança de armazenamento de dados. As informações financeiros são criptografadas.



Layout responsivo min 320px, max 1250px © Copyright 2004 - 2018 | Desenvolvido por

Atendimento